A Unicidade de Deus, Segundo: Moisés Maimônides

Deus na visão do pensador Moisés Maimônides, um influente juiz rabínico e filósofo.

Maimônides acreditava que Deus não possui atributos físicos ou mentais descritíveis, pois nada existe além de sua unicidade. Deus é onipotente porque não há nada que não esteja sob seu controle. A unidade e a natureza de Deus estão além de nossa compreensão.

Deus é infinito porque não há como imaginar limites para sua presença e seu poder. Deus é eterno, pois não é possível conceber um tempo em que ele não tenha existido.

Segundo Maimônides, Deus não pode ser caracterizado como uma espécie ou incluído em um grupo de seres com determinadas características. Como ele acreditava que Deus não possui atributos, também não pode ser categorizado dessa forma.

De acordo com Maimônides, Deus existe antes de tudo e de todos e é o criador de todas as coisas. Sua existência é independente de qualquer outra coisa, mas tudo depende dele para existir. Deus é o princípio criador, o pensamento, o verbo.

A unicidade de Deus é diferente da unicidade divisível de um corpo, pois Deus não é um objeto físico capaz de ser decomposto em partes.

Outra linha de pensamento intrigante de Maimônides é a seguinte: podemos descrever Deus como eterno, mas, na verdade, só podemos afirmar que Deus não é eterno – isto é, sua essência está além de nossa compreensão.

Em uma de suas argumentações, Maimônides explica que, se Deus fosse eterno, haveria, na verdade, dois deuses: Deus e sua eternidade. Para o filósofo, Deus não possui atributos. Esse pensamento está alinhado à escola de “teologia negativa”.

Segundo essa escola, Deus não pode ser descrito de forma precisa apenas por afirmações devido às limitações da linguagem humana.

A doutrina da unicidade de Deus possui 13 princípios essenciais do judaísmo, abordando questões complexas como o tempo da existência de Deus. Esses princípios afirmam que a Torá vem diretamente de Deus e são considerados por muitos estudiosos como a base da religião judaica.

Artigo: Irmão Barbosa.


+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo:

O que é o Tolerâncialismo? – Toleran o Livro do Tolerâncialismo

O que é o Tolerâncialismo?

O que é o Tolerâncialismo Movimento filosófico que propõe a união de religiosos e irreligiosos, a partir da amizade entre as pessoas, tendo a religião e a irreligião como algo secundário. A investigação nos vales das religiões, filosofia e ciências deve ser a busca de todo tolerancialista. Primeiramente, deve ser celebrada a amizade entre as … Continue lendo O que é o Tolerâncialismo?