O homem material versus o homem espiritual.

Sempre dentro de nós, teremos o homem material, e o homem espiritual, um tentará aparecer mais que o outro. E não importa qual dos dois mais apareça, se isso acontecer haverá conflito e posterior desequilíbrio.

É importante esclarecer o seguinte: O que é o homem material, tratamos aqui por homem material, as pessoas e suas relações, que envolvem negócios, rotina de trabalho, e suas atividades em sociedade.

E o homem espiritual de que falamos, se trata dos buscadores, pessoas espiritualizadas, que buscam o seu caminho na senda do conhecimento, interessante fazer esse esclarecimento, para entendermos a diferenciação.

Ambos precisam coabitar o mesmo invólucro corpóreo, precisa haver entendimento, entre o homem material e o homem espiritual, de forma que a convivência de ambos seja pacífica.

É necessário o equilíbrio entre ambos, para que o ecossistema em que vivem, não seja destruído. Ambos precisam colaborar entre si, para que haja harmonia e paz interior.

O espírito usa a matéria, para que possa alcançar os objetivos de sua obra, já a matéria precisa do espírito para que não pereça, ambos no final de sua jornada voltam para casa, a matéria para a natureza que a criou, e o espírito para Deus.

Ambos viveremos a convivência cotidiana, do homem espiritual versus homem material, e quando aprendermos a equilibrar esses dois mundos, isso criará uma harmonização, necessária a nossa evolução.

Ambos homens, se preocupam demasiadamente com o futuro, e não aproveitam a bênção do hoje, o homem material se preocupa com as próximas conquistas, e o homem espiritual se preocupa com o que vem depois.

Essas preocupações impedem a eles, de viver a maravilhosa benção do hoje, o maior presente de todos, está no intervalo. Não temos aproveitado este instante maravilhoso, apenas nos preocupamos com as próximas conquistas, e sempre a busca desenfreada, por saber o que vem depois.

Dessa forma deixamos de viver o agora, entregamos a bênção do hoje, para tentar garantir um ingresso no amanhã, mas do que adianta conseguir o tão cobiçado ingresso, se não é certo e nem garantido, que iremos participar de tal evento?

Material e espiritual

Ó! Queridos homens materiais e espirituais, aproveitem a bênção do hoje, e deem um abraço apertado nas pessoas que amam, pois, amanhã talvez não tenham essa mesma oportunidade.

Irmão Barbosa

Converse com seus progenitores, e diga com palavras e coração, o quanto você ama eles. Pois amanhã talvez lhe falte a oportunidade para dizer.

Faça as coisas que sempre teve vontade, não deixe de pular na piscina, não deixe de fazer aquela viagem, não deixe de cuidar de você, não deixe de cuidar do próximo.

O espírito que habita dentro de ti, necessita conhecer outros espíritos que habitam por aí nas pessoas. Não deveria existir a expressão, diálogo inter-religioso, a expressão correta deveria ser diálogo entre pessoas, no final o que realmente importará, não são as religiões, e sim as pessoas e o seu bom convívio com elas.

Que nem o homem material, e nem o homem espiritual, lhe impeçam de ser tolerante e praticar a caridade, que o véu das religiões jamais lhe impeçam, de conhecer o maior número de pessoas possíveis que puder.

Quando a humanidade descobrir, que as religiões são apenas rótulos criados pelos homens, e começarem a se ajudar como espécie, praticando a verdadeira solidariedade entre os seus iguais, talvez aí estaremos no caminho certo na senda da evolução.

Quando houver a harmonização entre o homem material e o homem espiritual, nossa raça será sábia, nossos iguais serão respeitados, e nossas obras serão válidas.

Reciprocidade

Que os problemas deste mundo não roubem nossa paz, pois, são temporários e sempre irão passar, que nossa religião seja ajudar ao próximo em justa necessidade, porque quando ajudamos, o melhor de nós se revela, o homem material e o espiritual, trabalham juntos para ajudar os seus iguais, aí o milagre de Deus se manifesta, e a beleza desse ato, tornar a todas as outras coisas secundárias.

Entre o homem material e o homem espiritual, deve haver um meio-termo de cuidados, nosso invólucro corpóreo, necessita de boa alimentação, a conexão de nossa mente com a natureza, deve ser exercitada através da meditação.

práticas como o ioga, se fazem necessárias, para que possamos exercitar e dar manutenção ao nosso corpo material, e em estágios mais avançados dessas técnicas, promover a conexão entre a matéria e o espírito.

Um perfeito alinhamento entre mente e matéria, pode nos livrar dos dois tipos de sofrimento, as dores do corpo e as dores dos sentimentos, infelizmente tudo o que é mental, sempre irá influenciar o corporal, o bom alinhamento da mente, através de práticas e técnicas de meditação, tem o poder terapêutico, de aliviar ou até mesmo curar a mente em dificuldade.

Procure a calmaria de uma mente vazia, sem vozes, problemas ou chateações, só eu e meu silêncio absoluto.

Isolar-se é necessário, para buscar a harmonia necessária, entre o homem material e o homem espiritual, esvaziar a mente de tudo, uma higiene mental, para a manutenção de nossa máquina biológica, uma troca de energias para revigorar os ânimos, silencie a mente, mesmo que por um breve período.


Para + artigos acesse: https://toleran.org

Este Artigo: É parte Integrante de: O Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.

Saiba o que é o Tolerâncialismo:
https://www.toleran.org/o-que-e-o-tolerancialismo

Artigo: Irmão Barbosa