O Pastor, o Curandeiro e o Preto Velho
Em uma agradável conversa com um pastor evangélico, conversamos por um bom tempo sobre diversos assuntos, que normalmente seriam alvos de discussões. Embora não concordássemos com determinados pontos de vista, o respeito foi a métrica maior em nosso diálogo.
O pastor estava escrevendo seu terceiro livro. Ele me disse que por um tempo foi kardecista, e que seus estudos o levaram a ter diferentes entendimentos referente à doutrina espírita. Hoje, sob as luzes do cristianismo, seu sistema de crenças tinha sido reformado.
Perguntei a ele o que achava dos curandeiros na África e em tribos distantes da civilização, e sua resposta me surpreendeu:
“São pessoas enviadas por Deus, para enviar o socorro onde esse não é possível.”
Fui mais a fundo, de modo a testar a tolerância do pastor. Perguntei se ele pensava que um preto velho era um ser de luz. Relutante dessa vez, dado suas convicções religiosas, ele disse:
“Digno de toda adoração apenas é o Senhor Jesus.”
Perguntei a ele se um ser com centenas de anos de existência, com grande acúmulo de experiência na vivência humana, não seria ele um enviado de Deus para prestar socorro onde esse não existe. O pastor concordou comigo, e então fiquei surpreso. Ele me explicou:
“Minha avó era umbandista, ajudou centenas e centenas de pessoas na vida, através de suas rezas e ervas. Pude ver a manifestação de Deus através do bem que ela praticava.”
Ela curou muitas pessoas com os ensinamentos da umbanda. O pastor, através desse contato positivo com outro credo, mesmo que na infância, viu a manifestação do Criador em outra religião, sendo sua avó uma pessoa enviada por Deus para socorrer aqueles que estavam desprovidos de socorro.
A experiência lhe deu esse entendimento, um entendimento que jamais seria possível a um pastor nascido em berço cristão.
O pastor acredita que o preto velho se faz necessário para manifestação do Criador em um local onde não exista socorro. O preto velho é um enviado de Deus, para prover ajuda através dos seus conhecimentos acumulados nesta vida, em prol de almas desesperadas, que precisam de aconselhamento.
O Pastor, o Curandeiro e o Preto Velho. Assim como o curandeiro na África, que, na falta de ajuda médica, se torna o médico daquele local, todos são enviados de Deus para manifestação da obra Dele. O grande Geômetra tudo provê a seus filhos, através de seus enviados, independentemente da religião que pratiquem. Deus os coloca ali para ajudar o próximo.
Para + artigos acesse: https://toleran.org
Este Artigo: É parte integrante de: O Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba o que é o Tolerâncialismo: https://www.toleran.org/o-que-e-o-tolerancialismo2
Artigo: Irmão Barbosa
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: