Geometria é uma palavra que vem dos termos gregos “geo”, que significa (terra), e “métron”, que significa (medir). Trata-se de uma área da matemática cujo significado, em geral, é designar propriedades relacionadas à posição e forma de objetos no espaço.
A criatividade e o design são a marca individual de um grande arquiteto. Imagine um renomado profissional que pode criar um sistema capaz de desenvolver milhões de padrões, jamais repetindo sequer um. Um sistema aplicado em bilhões de pessoas de nosso globo terrestre, capaz de identificar cada uma delas, cada coisa que tocamos, e de imprimir pequenas imagens, dando provas concretas de que estivemos ali. Essa tecnologia avançada se chama impressão digital e acompanha o ser humano desde os primórdios.
Existiu um homem na Itália chamado Leonardo Pisano, popularmente conhecido por Fibonacci, que descobriu uma sequência de números com um padrão intrigante. A sequência começa com os números 1,1,2,3,5,8,13,21,34, seguindo infinitamente, e cada número é obtido somando os dois últimos dígitos. Um retângulo formado por dois números dessa sequência interligados gera o conhecido retângulo de ouro, considerado um retângulo perfeito.
O retângulo de ouro pode ser dividido em quadrados, aplicando números da sequência de Fibonacci em cima e embaixo. Caso queira obter um retângulo perfeito, divida-os em pequenos quadrados e use a sequência de Fibonacci. E divida cada um com um arco: esse padrão começará a construir formas que evoluem para a espiral de Fibonacci. Encontramos essas espirais em girassóis, na formação de seus flósculos, que formam espirais perfeitas de 55, 34 e 21 da sequência de Fibonacci. Notamos as mesmas espirais nas bagas do abacaxi e na fruta-do-conde.
Igualmente, as correntes oceânicas e pequenas ondas de praia apresentam a mesma espiral, que pode ser facilmente demonstrada em diagramas matemáticos. Na sequência de 1,1,2,3,5,8,13,21,34,55, o mesmo padrão se aplica às flores, pétalas, conchas de caramujos, teias de aranha e até no rabo do camaleão, quando este está contraído, formando assim uma espiral perfeita de Fibonacci. A beleza do design é codificada em números.
A medida da proporção áurea aparece em seres vivos e em suas criações. Na matemática, a razão dourada é representada pela letra grega phi: φ. Os designers variam suas aplicações, desde o Pártenon na Grécia até as pirâmides do Egito, passando pela pintura da Mona Lisa e até os cartões de crédito modernos. Ou seja, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea estão em praticamente tudo, do micro ao macro: desde nossos ossos e rostos até as galáxias mais distantes.
Pitágoras acreditava em um Deus geômetra, cujas obras estavam codificadas em números. Grandes pensadores como Albert Einstein e Nicola Tesla buscavam entender o universo por meio de cálculos matemáticos. Tesla, inclusive, em sua célebre frase, dizia: “Se você soubesse a grandeza dos números 3, 6 e 9, teria a chave para o Universo”.
A geometria em nossa loja também está presente. O pavimento mosaico é um quadrado composto por quadrados pretos e brancos. O templo maçônico representa o homem, o globo terrestre e o universo. A escada em forma de caracol, presente no painel da loja de companheiro, simboliza a dificuldade e a persistência na caminhada maçônica.
O número de ouro, ou seja, 1,618, também se aplica à estrela flamejante, que simboliza o homem espiritual. O círculo, outra figura geométrica, representa a circulação na loja e a união dos irmãos. Estudiosos atribuem a Pitágoras a descoberta de que a Razão Áurea regula o crescimento de todas as coisas vivas.
Pitágoras chegou a essa conclusão ao analisar uma belíssima concha marinha (Nautilus Pompilius), bastante comum nas praias da ilha de Samos. Entretanto, a sequência ficou mais famosa com Fibonacci. Um fato curioso é que, se você dividir a distância do alto da cabeça até o chão pela distância do umbigo até o chão, obterá o famoso número de ouro: 1,618.
Portanto, entendo que Deus, em sua essência, é um grande mestre programador, que possui todas as linhas de programação de suas criações. Nós, meros aprendizes, tentamos compreender o que grandes companheiros como Pitágoras, Albert Einstein, Nicola Tesla e Fibonacci nos deixaram como legado. Ainda assim, esse entendimento não abrange sequer 1% da magnitude do verdadeiro Deus, transcendente a todas as ciências e religiões. No Tolerâncialismo, chamamos esse ser de Supremo Arquiteto de todos os universos.I
rmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este artigo é parte integrante de O Livro de Toleran: O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba o que é o Tolerâncialismo: https://www.toleran.org/o-que-e-o-tolerancialismo-2
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: