A Lei de Toleran o Livro do Tolerâncialismo.

TOLERÂNCIALISMO A LEI DE TOLERAN

1-) Todos os homens, e todas as mulheres são livres, para irem e virem aonde quiserem.

2-) As pessoas não são propriedades particulares, de suas religiões, líderes, filosofias de vida, ou qualquer tipo de organização, ou associação.

3-) Todos têm o direito de formarem seu próprio e particular conjunto de crenças, buscando em várias escolas, as respostas para suas dúvidas existenciais, devem ficar com aquilo que faz bem a sua alma, e deixar lá o que o desagradou.

4-) Ninguém deve ser cativo ou submisso, nas ideias, mandos e desmandos de seus líderes. Pensar diferente é teu sagrado direito.

5-) Muito mais importante, que nossas crenças, são as pessoas, primeiramente perguntamos do que o nosso irmão está precisando, antes de perguntar no que ele acredita.

6-) Cada pessoa e a sua opinião, é como um universo, não se muda um universo, apenas devemos tentar compreendê-lo.

7-) A lei maior: é a liberdade de fazer todas as coisas, desde que não prejudique a nenhum de teus irmãos.

8) Não imponha aos outros, seus meros pontos de vista, como verdades, sua verdade é apenas a sua verdade, serve somente para você.

9-) A experimentação é a melhor maneira, de realmente conhecer algo, a gota de água se íntegra ao oceano, o buscador se perde na busca, caso você pense diferente disso, ninguém poderá dizer que você está errado, procure sua verdade, de ambos os jeitos você será respeitado.

10-) O mestre que tanto procura, está dentro de você, mas só o descobrirá, após ter falado com vários outros mestres.

11-) Quando convidar a teu irmão, para conhecer a tua crença, esteja disposto a ir conhecer as crenças dele também, pratique a reciprocidade.

12-) Você não é o erro que cometeu, nem as más atitudes que praticou, desde que se arrependa, e não volte a pratica-los, jamais permita que seus líderes religiosos, possam te julgar, nem um humano ou inteligência superior tem esse direito.

13-) O Tolerâncialismo tem como colunas basilares a busca nos vales, das religiões, filosofias e ciências, que cada um, crie seu conjunto particular de crenças, baseados nessas três escolas, mas entende que a busca é livre, e todos podem procurarem o conhecimento aonde quiserem.

14-) A nova religião, é a não religião. Quando aplicarmos, todos os ensinamentos benéficos aprendidos nas religiões, em favor do ser humano, mesmo que ele não pertença a seu conjunto de crenças, quando todos se preocuparem mais com as dificuldades dos seus irmãos, do que a fé que eles praticam, quando o socorro ao próximo vier antes, de suas convicções religiosas, nascerá a luz de uma nova era, baseada na ajuda aos nossos iguais.

15-) O Dogma é o grande limitador de novos aprendizados, tenha a cabeça aberta para novas coisas, mas devemos respeitar quem pensa diferente, nunca entrar em discussões onde se tente estabelecer uma supremacia.

16-) No Tolerâncialismo, todos são livres, ninguém é obrigado a nada, nossa única vontade é o bem-estar do próximo, quem está conhecendo nossa filosofia é um futuro mestre em formação, ou já o é e ainda não sabe.

17-) O Livro de Toleran, tentará mostrar a total liberdade de credo, todo homem e toda mulher, deve construir seu próprio templo interior, ser o seu próprio mestre e líder espiritual, seguir o seu caminho sem a influência de líderes, sem mandos e desmandos, após atingir a luz do conhecimento por várias instruções.

18-) A primeira fase é o primeiro grau de “ELTIR” Espírito Livre Tolerante Inter-Religioso, a busca através da experimentação, o caminhar em várias religiões, bater em várias portas, conhecer e absorver os tantos conhecimentos, que estão espalhados pelo mundo afora.

19-)  Exercer a liberdade de mente e consciência, aonde a multi culturalidade se faça presente, fica aonde se sente bem, tem a ideia de que é um espírito livre, podendo transitar em todas as casas, fica aonde se sente bem, volta por sua própria vontade, e não pela imposição de ninguém, se permite a busca, não sendo influenciado por absolutismos.

20-) O segundo grau de ELTIR, Espírito Livre Tolerante Independente de Religião, começa a busca na filosofia, e nas ciências, sociedades iniciáticas, começa o estudo do porquê dos porquês, religiões, filosofias e ciências, farão parte do começo do seu particular conjunto de crenças.

21-) O terceiro grau MDM iniciais de palavras do idioma esperanto que é a abreviação de mastro de mi, mestre de mim, todos os mestres que passaram por sua vida, passam a ser seus amigos, colegas ou mesmo conhecidos, agora você é o seu próprio mestre, a busca pelo conhecimento segue, mas agora você tem o entendimento, que: as religiões possuem ensinamentos bons e ruins, você escolheu as lições, com as quais mais se identificou, a filosofia busca respostas você absorveu aquelas, que mais lhe fizeram sentido, e a ciência explica os fenômenos por sua metodologia, a caminhada por esses três vales, estão presentes no Livro de Toleran, Mas você poderá buscá-las onde quiser.

22-) Nos escritos do Tolerâncialismo, não existe espaço para uma supremacia religiosa, o que você acredita deve ficar guardado para você, demonstrar a sua crença não é proibido, querer que as pessoas se submetam, a sua fé, jamais deverá ser proposto aos nossos iguais. Devemos lembrar que a amizade, igualdade e fraternidade entre as pessoas, é o que realmente importa, o restante é apenas secundário.

23-) A perfeita harmonia pessoal, se dá ao cuidar de seus três templos interiores, corpo, mente e espírito. O equilíbrio de ambos, lhe entregará uma vida harmoniosa, ambos dependem da busca nos três vales, ciências, filosofia e nas religiões, as respostas se encontram na investigação.

24-) Observe os ciclos da vida, tudo nasce, vive, morre e renasce. No outono a árvore aparenta estar morta, mas nada pode impedir a primavera de chegar, quando a noite atinge o auge da escuridão, o romper de um novo dia se aproxima, quando o sol atinge o zênite, iniciasse o ciclo da escuridão, pouco a pouco, tudo chega a seu auge e queda, todos os ciclos estão envoltos na transitoriedade.

25-) Tua mente criará o teu universo, tudo que hoje é material, se iniciou em um evento mental, o desejo ardente, é a chave mestra, para materializar qualquer coisa, pense, queira, deseje ardentemente, sua intenção será encapada pela providência do universo.

26-) Toda tese tem a sua antítese, todo positivo tem o seu negativo, o mesmo que salva uma vida, tem dentro de si um assassino, o bem e o mal habitam dentro de vós, o equilíbrio depende de suas boas atitudes perante o mundo, você não é apenas um, mas vários, sua essência e o seu ego, estão em constante guerra, faça para o próximo aquilo que faria para você, esse é o segredo sobre o domínio de tua dualidade.

27-) Tudo que você faz para os outros, você está fazendo para você, existe uma lei compensatória, que lhe devolverá tudo, o executor e o executado, são as mesmas pessoas, só que em tempos diferentes, a compensação é o acerto de contas de quem ninguém escapa.

28-) Toda forma de amor é válida, independente do gênero, o que existe, é a afinidade das energias que se encontram, o verdadeiro amor, transcende a materialidade, nada pode aprisioná-lo, estar juntos é uma escolha que pessoas fazem, e todos devemos respeitar essa escolha.

29-) Os braços que trabalham pelo próximo em necessidade, são mais sagrados que a boca de onde saem os ensinamentos.

30-) A crença ou a não crença em Deus, é desnecessária na lei de Toleran, os ateus sempre serão tratados como nossos irmãos, a preocupação maior sempre deverá ser com as pessoas, o que cada um acredita, deve ficar guardado, 

31-) A glória da segunda casa será maior do que a primeira, desde que a segunda casa, tenha as portas abertas para todas as outras, a casa é o templo, e o templo é o seu invólucro corpóreo.

32-) A expansão e evolução do conhecimento, se baseia em duas colunas, na ampla experimentação e na troca livre de ideias, sem desrespeito as crenças antagônicas as nossas.

33-) Diferentemente da maioria dos livros, das religiões, filosofias de vida, ou ensinamentos de ordens iniciáticas, nada escrito no Livro de Toleran será imposto como verdade, ou dogma indiscutível,

Essa obra é fruto da busca e da experimentação. você tem todo o direito de discordar de tudo que está escrito aqui, de concordar com algumas partes e outras não, apenas queremos que você escreva sua própria história.

Seja seu próprio líder, mestre, e espírito livre em busca da evolução, reverencie os aprendizados absorvidos nas estradas e portas da vida, após se tornar mestre de si, continue amigo dos mestres que passaram na sua existência.

Queremos inspirar pessoas, a buscar o seu próprio caminho, e a procurarem as respostas de suas dúvidas existenciais, Toleran o Livro do Tolerâncialismo, é a minha busca, a minha verdade, as experiências que tive em toda a minha busca, só servem para mim.

O objetivo maior, é que você escreva o seu próprio livro, muitas pessoas se identificaram com a minha busca, dizendo: eu sou um tolerancialista e não sabia, mas esse nunca foi o nosso objetivo, queremos despertar a aurora de uma nova consciência.

Aonde não existam donos, grandes corporações, ou qualquer tipo de controle, abençoados sejam os espíritos livres, que se importam com os menos favorecidos, liberdade de crenças, e tolerância para com todos, que a luz da sabedoria ilumine a todos os nossos irmãos, esparsos pelo globo terrestre.

A Lei de Toleran.

Irmão Barbosa