A melhor forma de se vingar, seja feliz!
Nunca faça o mal para os seus opositores, apenas siga sua vida e seja feliz. Essa é a maior vingança que você pode cometer contra alguém que lhe tenha feito mal.
Quando nossos algozes nos veem felizes, automaticamente a raiva toma conta dessas pessoas, fazendo-as refletirem: “Por que está tão feliz assim? Qual o motivo dessa felicidade?” Devemos voar alto rumo aos nossos objetivos.
Quando esquecemos daqueles que nos prejudicaram e focamos nossa mente em nossa felicidade, essa se manifesta. Os frutos são belíssimos e irão despertar a inveja daqueles que observam.
Conheço um amigo que tinha um casamento muito infeliz. Sua parceira reclamava de tudo e nunca sequer o elogiava quando ele fazia algo bom. A relação foi se desgastando, e a mulher pediu para ele sair de casa, pois não aguentava mais nem ouvir sua voz.
Mesmo assim, ele tentou salvar o casamento. Fazia coisas que agradavam a esposa, ainda a levava em consultas médicas e depois a buscava, mesmo estando fora de casa. Tentou de tudo: presentes, palavras de carinho, mas a esposa era irredutível.
Até que um dia ele descobriu a verdade, o real motivo dos maus-tratos. Percebeu que aquela casa não o merecia mais. Decidiu parar de agradar a outra pessoa e seguiu sua vida. Começou a se cuidar, ficou em forma e focou seus esforços em seu alto melhoramento.
Tempos depois, encontrou o grande amor de sua vida. Foi para lugares que não frequentava e começou a viver intensamente. Quando sua ex-esposa viu sua foto ao lado de uma mulher belíssima, percebeu que aquele homem, que nunca sorria em fotos com ela, agora estava sorrindo. Viu um novo homem naquela foto. Foi então que bateu o arrependimento, e só aí se deu conta da pessoa maravilhosa que havia perdido.
Quando você está triste, o universo lhe entregará mais tristeza, mas quando você decide virar o jogo e cuidar da pessoa mais importante da sua vida — que é você — tudo se transforma.
Agora, a ex-mulher lamentava a perda daquela pessoa que nunca valorizou, mas era tarde, pois o homem estava com a vida refeita, feliz e com muita vontade de viver.
Foque sua mente nos melhoramentos necessários para a sua evolução. Um cego não pode guiar outro, portanto, esteja bem antes de tentar ajudar. Presenteie-se cuidando de você, para cuidar melhor dos outros.
O melhor presente que você pode dar às pessoas que estão ao seu lado é apresentar a sua melhor versão, seja ela física, mental ou espiritual. Estando bem nesses três quesitos, ficará muito mais fácil ajudar os outros. Se o provedor não estiver bem, quem recebe, receberá forças precárias de sua própria potencialidade.
Este texto não tem a intenção de promover sentimentos de vingança contra quem quer que seja. Apenas ensina uma forma de canalizar sentimentos ruins de maneira proveitosa.
Não devemos ser hipócritas. Todos teremos ressentimento de alguma injustiça ou arbitrariedade cometida contra nós. Não dá para colocar esse sentimento debaixo do tapete; ele existe!
“O ressentimento é a força que me move!” Esta frase, se mal interpretada, pode gerar comentários negativos. O que é proposto aqui é simples: você não deve agredir pessoas com palavras ou violência física. Apenas deve canalizar esse sentimento ruim, transformando-o em motivação para criar a melhor versão de si mesmo.
Exemplos:
- As pessoas te chamaram de gordo? Foque sua mente em perder peso de maneira saudável, fazendo dieta e praticando exercícios físicos. Entregue sua melhor versão aos olhos de todos os maledicentes. Quando atingir o resultado, não diga nada. Eles mesmos vão começar a comentar e perguntar como conseguiu. Deixe a dúvida na mente deles.
- Mandaram você embora de casa? Trabalhe para construir um local maravilhoso de paz e tranquilidade, mostrando a essa pessoa que você é muito melhor sem ela.
- Mandaram você embora do trabalho? Esforce-se para conquistar melhores condições, seja em uma nova empresa ou criando seu próprio negócio.
- Duvidaram de você? Seja obstinado até alcançar o objetivo. Quando conseguir, simplesmente sorria. Isso será suficiente.
Canalize seu ressentimento como combustível para sair do estado de inércia. Essa é uma lição valiosa que fará com que você consiga o que deseja. Não use esse sentimento para vinganças maléficas. Direcione-o para suas realizações pessoais. Os resultados falarão por si.
Artigo: Irmão Barbosa
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: