Deus quer ser amado no próximo.

Deus quer ser amado no próximo.

Aquilo que você acredita, independente da palavra que você aplique, seja ela Deus, Jeová, Olorum, Hashem, Tupã ou Ahura Mazda, o princípio criador onde você aplica a sua fé quer que você ame a Ele na figura do próximo. Pelo menos, é o pensamento dessa escola.

Nós acreditamos que o grande Pai de todos possui inúmeros nomes e manifesta os seus arquétipos para que nós, meros mortais, possamos tentar entender ao menos um pálido clarão de sua existência.

As religiões são um compêndio de regras que podem ser interpretadas de diversas maneiras, quase sempre em prol da minoria da elite governante, leia-se seus líderes religiosos. Claro que existem exceções, pessoas sérias que tentam desenvolver um bom trabalho, mas todos são humanos, suscetíveis a erros. Não se pensa primeiro na divindade, e sim nos interesses próprios da organização que precisa pagar as suas contas.

Amar a Deus amando o próximo significa trabalhar para restituir a glória divina de cada ser que é portador desta, mas que, em momentos de sua vida, está desprovido das maravilhas da chispa divina. Como amar a Deus através do próximo?

Nossos irmãos têm fome, o que temos feito para resolver o problema deles? Nossos irmãos têm frio, qual foi a última vez que doamos um cobertor? Nossos irmãos estão internados em hospitais, com que frequência temos visitado eles? Nossos irmãos têm falhado conosco, o que temos feito a respeito disso?

Cada vez que você faz mais feliz o dia de alguém, esse é um dia que vale a pena ser vivido. Acreditamos que existe uma lei, a eterna lei das compensações. Tudo o que você fizer gratuitamente, sem querer recompensa, fazer com amor e carinho, sem querer os holofotes, algum dia será recompensado. Pelo menos em minha vida, isso nunca tem falhado.

Talvez você possa dizer: “Eu não tenho nem para mim, imagina para os outros”. Ninguém é tão pobre que não possa ajudar alguém igual ou em pior situação. Às vezes você pode ajudar seus irmãos com um abraço, um aperto de mão ou mesmo a simplicidade de uma palavra amiga.

Temos trabalhado pouco em relação a isso. Alguns não estão trabalhando nada, e outros, ainda, se puderem, vão querer tomar um pouco que os irmãos menos favorecidos têm.

Verdadeiramente, só é possível amar a Deus amando o próximo, e só é possível amar o próximo através da obra. Não uma obra missionária ou algo ligado à religião, mas a obra de trabalho em prol de nossos pares.

Artigo: Irmão Barbosa.


+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo:

O que é o Tolerâncialismo? – Toleran o Livro do Tolerâncialismo

O que é o Tolerâncialismo?

O que é o Tolerâncialismo Movimento filosófico que propõe a união de religiosos e irreligiosos, a partir da amizade entre as pessoas, tendo a religião e a irreligião como algo secundário. A investigação nos vales das religiões, filosofia e ciências deve ser a busca de todo tolerancialista. Primeiramente, deve ser celebrada a amizade entre as … Continue lendo O que é o Tolerâncialismo?