O Livro de Toleran é a busca pelo conhecimento em diferentes escolas. Todos os escritos afirmam ter as respostas para as questões existenciais da humanidade. Diferentemente deles, o Livro de Toleran busca o pensamento, a quebra dos dogmas e a elevação espiritual através da gnose.
A união de pessoas em uma fraternidade aberta visa compreender diversos assuntos e situações sob múltiplos pontos de vista, onde são consultados ensinamentos através das religiões, da filosofia e da ciência.
Acreditamos que tudo está em mutação. Devemos celebrar as pessoas, a irmandade, as atitudes de tolerância e caridade. Cada ser humano é portador da glória divina, e é nosso dever restituir essa glória aos menos favorecidos, que momentaneamente estão desprovidos dessa bênção.
O Livro de Toleran e o Caminho. O Livro de Toleran fornecerá as estradas, mas o caminho a ser percorrido é de tua responsabilidade. Nossos escritos anunciam novos caminhos, onde ninguém é obrigado a absolutamente nada; não existem doutrinas, dogmas ou qualquer tipo de controle. São ensinamentos libertários, onde a busca pelo conhecimento jamais te limitará a bater apenas em uma porta.
Devemos ser buscadores da verdade, e esta se encontra microfragmentada em muitas escolas. Procurar é o nosso dever. Para isso, buscamos o rompimento dos pensamentos tradicionais e limitadores; a investigação se faz necessária no pensamento tolerancialista.
O Livro de Toleran e as nossas crenças.
O Livro de Toleran inquirirá nossas velhas crenças e, se necessário, teremos a coragem de mudar ou mesmo acrescentar o novo em nossas linhas de pensamento.
Vistoriar nossos valores e começar um trabalho para extirpar nossos vários “eus” psicológicos é uma luta contra o ego que aprisiona nossa essência divina. Devemos saber diferenciar as vozes que cotidianamente aparecem em nossa cabeça.
Todo ser humano é livre e pode dedicar sua vida ao que quiser.
O Livro de Toleran: um livro de perguntas. O Livro de Toleran não é um livro de respostas, mas de buscas. Uma nova visão, sem pretensões de controlar ninguém, tendo como principal trindade a tolerância, a caridade e a liberdade.
A busca se faz necessária para que desenvolvas teu próprio e particular conjunto de crenças, até que possas ser elevado ao grau de ELTIR. Essa sigla tem dois significados:
Primeiro: Espírito Livre Tolerante Inter-religioso, para aqueles que precisam e querem ter nas religiões pontos de apoio, mas que seguem buscando, batendo em diversas portas, em busca de suas respostas, sem se limitar a apenas um caminho.
Segundo: Espírito Livre Tolerante Independente de Religião, para aqueles que se tornaram seus próprios mestres. Em momento algum queremos que você abandone seu convívio religioso; nossos ensinamentos celebram a amizade entre as pessoas, tendo a religião como algo secundário.
Porque a religião é algo secundário? Para nós, o importante é o contato com as pessoas, a celebração da amizade, do ágape, praticarmos a tolerância e a caridade. O amor ao próximo deve ser praticado diretamente. Religiões não devem ser limitadoras de nada. Cada um é um universo, e o respeito deve prevalecer entre todos.
Quando digo que a religião é secundária, refiro-me às questões de prioridade. Primeiramente devemos celebrar nossos irmãos terrenos, e depois falamos em nossas crenças.
Primeiro eu faço o bem para o meu igual; depois pergunto no que ele acredita. Ser bom para com todos é minha obrigação, independentemente de credo religioso.
O velho sistema de crenças tentará fazer você acreditar que as linhas de pensamento do Livro de Toleran são algo maléfico ou estão ligadas a coisas ruins. Isso ocorre por um simples motivo: eles não querem perder o padrão de controle que impõem sobre você.
O Livro de Toleran e a liberdade: Nossos ensinamentos são libertários. Não acreditamos que os líderes devam governar sua vida através do medo, onde cotidianamente lhe ameaçam com o inferno, caso você não faça o que eles querem. Também não achamos certo que eles te mantenham em uma coleira, e que, toda vez que você for um “bom menino”, eles lhe deem um biscoito para que você repita os velhos padrões que eles mesmos criaram.
Você é livre para ir aonde quiser e quantas vezes quiser. Infelizmente, antes de se tornar seu próprio mestre, seus líderes atuais irão ditar padrões, dizer onde você pode ir ou não, com quem deve conversar e até as atitudes que deve tomar. Quando você atinge o grau de ELTIR, essa decisão já não é mais deles; é apenas sua.
Para + artigos, acesse: https://toleran.org
Este artigo é parte integrante de: O Livro de Toleran, o livro do Tolerancialismo.
Saiba o que é o Tolerancialismo: https://www.toleran.org/o-que-e-o-tolerancialismo2
Artigo por: Irmão Barbosa
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: