O Passo Fora do Eixo
A busca pelo conhecimento se dará pela coragem em bater em portas que, antes, jamais teríamos coragem sequer de pensar em acessá-las. Devemos desmistificar velhas crendices e procurar entender além das crenças populares.
O companheiro maçom deve ser um buscador, que pensa livremente e pode tecer seu próprio entendimento através da compreensão iniciática que será apresentada neste grau.
Como diria o saudoso irmão Silvestre da Costa: Devemos tentar entender o porquê dos porquês.
Hoje conheceis alguns segredos do número três e sois convidados a adentrar nos mistérios do número cinco: o ternário acrescido do binário. O número dois gera dúvidas quando não é compreendido, e não entender os contrários nos tornará intolerantes com o sistema de crenças de nossos irmãos.
Por isso, necessário é a compreensão iniciática, o passo fora do eixo, que é a busca de tentar entender crenças diferentes, mesmo que antagônicas às nossas. O passo fora da matéria, em busca do entendimento de assuntos misteriosos, é teu objetivo.
A transição do plano físico para o plano espiritual é um trabalho que exige coragem e perseverança. Os simbolismos que verás neste local devem ser estudados para atingir a compreensão através da experimentação do contato direto.
Por isso, após visualizar as simbologias apresentadas nesse local, procure auxílio dos mestres de sua loja e converse com eles. A busca é livre, mas esteja apoiado por seus irmãos, pois o passo fora do eixo deve ser dado com o apoio de seus iguais, para que rapidamente voltes ao eixo e continues no teu caminho rumo à evolução.
Abaixo, o Primeiro Texto
Inspirado no local onde terás contato com vasta simbologia, traçamos um paralelo, o pavimento mosaico onde pisas em todas as sessões de que participas mostra pisos brancos e pretos, um ao lado do outro. Ele simboliza a dualidade universal e o equilíbrio entre opostos, um conceito presente tanto na Maçonaria quanto na cultura Wicca.
Assim como nas colunas convivem irmãos de crenças diferentes trabalhando juntos pelo mesmo ideal, compreender e respeitar religiões diferentes das nossas é o princípio da sabedoria. Acesse o texto abaixo:
O que é Bruxaria ?
No próximo texto, falaremos sobre a desmistificação do Bode de Baphomet:
Um arquétipo que tem espantado até membros de nossa ordem. Ter a compreensão iniciática dos elementos contidos nessa figura será de suma importância para retirar a segunda venda.
Em sua iniciação, estava vendado em teus olhos físicos; em tua elevação, é necessário, pouco a pouco, tirar a segunda venda que cobre tua visão ao oculto. Começará a descortinar o véu dos mistérios, separar as crendices populares do verdadeiro entendimento iniciático, é o próximo passo de tua jornada. Acesse o texto abaixo:
Protegido: Desmistificando o Bode de Baphomet.
E aqui finalizamos o prólogo do companheiro. O passo fora do eixo é a coragem de bater em portas que, antes, jamais teríamos ousado bater.
Ao ser iniciado em nossos augustos mistérios, o irmão teve a coragem de bater na porta da instituição chamada Maçonaria. Para continuar seus progressos na Ordem, é necessário manter a mesma coragem.
Bem-vindo ao desconhecido.
Artigo: Irmão Barbosa.
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: