O Sangue do Sacrifício Agora é Outro
A Bíblia está repleta de passagens que falam sobre sacrifícios de animais, e outros tipos de sacrifícios, desde o judaísmo até o cristianismo, incluindo todas as variações de crenças derivadas dessas duas religiões. Agora, o sacrifício é outro — e explicaremos no final desta postagem.
Por hora, mencionaremos trechos bíblicos que falam sobre o sacrifício de animais. Em vários relatos, essa prática é destacada. Vejamos:
1. Gênesis 4:3-5 — O Sacrifício de Caim e Abel
“Ao cabo de dias, trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.”
Comentário: Primeira menção aos sacrifícios, mostrando a preferência de Deus pelo sacrifício de um animal.
2. Gênesis 22:7-8 — O Sacrifício de Abraão e Isaque
“Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho. Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.”
Comentário: Abraão seria testado por Deus com o sacrifício de Isaque, mas Deus providencia um carneiro como substituto.
3. Êxodo 12:5-7 — A Páscoa e o Sangue do Cordeiro
“O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”
Comentário: O sacrifício do cordeiro marca a libertação dos hebreus do Egito.
4. Levítico 1:3-5 — As Regras para o Holocausto
“Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação o oferecerá, para que seja aceito perante o Senhor. Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para sua expiação. Depois, imolará o novilho perante o Senhor.”
Comentário: Aqui, Deus estabelece as normas para os sacrifícios de animais.
5. Levítico 16:15-16 — O Dia da Expiação (Yom Kippur)
“Depois imolará o bode da oferta pelo pecado do povo e trará o seu sangue para dentro do véu; fará com ele como fez com o sangue do novilho e o aspergirá sobre o propiciatório e diante dele.”
Comentário: Um dos rituais mais importantes de expiação coletiva por meio do sacrifício.
6. Números 28:3-4 — O Sacrifício Contínuo
“E lhes dirás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto. Um cordeiro oferecerás pela manhã e o outro à tarde.”
Comentário: Demonstra o sacrifício diário contínuo exigido por Deus.
7. 2 Crônicas 29:20-24 — Purificação do Templo
“E mataram os bois, e os sacerdotes tomaram o sangue e o aspergiram sobre o altar; também mataram os carneiros e aspergiram o sangue sobre o altar, e também mataram os cordeiros e aspergiram o sangue sobre o altar.”
Comentário: Restauração do culto e purificação do templo por meio dos sacrifícios.
O Sangue do Sacrifício Agora é Outro
Alguns líderes religiosos, para não dizer a grande maioria deles, substituíram os sacrifícios. Hoje, o sangue dos animais não é mais usado, mas sim o sangue do próprio povo.
O dinheiro dos fiéis, obtido ao custo de muito trabalho, suor, sangue e lágrimas, é o novo sacrifício. A igreja fala de Jesus, mas o que é pregado é o Velho Testamento. Antagônico, não, meus irmãos?
A teologia da prosperidade é pregada. Voltamos aos tempos dos velhos sacrifícios, para um cheiro agradável ao Senhor. O sangue dos animais agora é substituído pelo sangue do povo. Líderes inescrupulosos pedem o seu salário inteiro como prova de fé.
Fazem a promessa da casa própria, desde que você sacrifique ao menos o dinheiro de um mês de aluguel.
Apenas uma linha de raciocínio lógico: se Deus, o Todo-Poderoso, é o dono do ouro e da prata e de todas as riquezas do planeta Terra, por que Ele iria querer 10% do seu salário e ofertas? Se Ele criou tudo, por que precisa do seu dinheiro?
As ofertas que você deve fazer no altar devem ser feitas diretamente, sem intermediários. E elas são: ajudar os seus irmãos necessitados, dar comida a quem precisa, providenciar roupas para quem não possa comprá-las, ajudar os idosos abandonados, fazer o bem sem olhar a quem.
Não existe pedágio entre você e o Criador. Tudo o que os líderes te tomam, quase nada irá para quem realmente precisa. Não seja preguiçoso, meu irmão — arregace as mangas e vá fazer a obra por si próprio.
Dinheiro é obtido a custo de trabalho, suor, sangue e lágrimas. Não ofereça seu sacrifício aos líderes religiosos. Seja você o sumo sacerdote da mudança na vida dos seus irmãos.
Artigo: Irmão Barbosa
+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo: