Os olhos são a janela da alma

A frase: Os olhos são a janela da alma, é atribuída a diferentes autores ao longo da história, mas muitas vezes é relacionada ao filósofo romano Cícero (106–43 a.C.), que escreveu algo semelhante em suas obras. Além disso, essa ideia aparece em escritos de filósofos e pensadores posteriores, como Leonardo da Vinci e outros que exploraram o simbolismo dos olhos na expressão das emoções e do caráter.

Quando analisamos os olhos de uma pessoa, especificamente o olhar de cada indivíduo, podemos ter uma ideia de como essa pessoa realmente é em seu cotidiano.

Em uma entrevista, o artista João Rubinato, popularmente conhecido como o grande Adoniran Barbosa, relatou o seguinte:

  • Adoniran Barbosa tá aqui, vocês pensam que ele é um cara alegre, não é não. Adoniran Barbosa, João Rubinato é um cara triste, Sou triste mesmo. Um cara que sofreu muito como eu sofri, sempre desde desde garoto, sou triste e fui muito chutado.

Acima segue pequena transcrição de parte de uma entrevista, da qual deixamos o vídeo no final do artigo.

Os olhos, muitas vezes, relatam quem a pessoa realmente é. Muitos artistas que fazem as pessoas rirem são, na vida real, pessoas tristes. Fora da classe artística, isso também é uma grande realidade: muitos de nós nos apresentamos no grande teatro social chamado vida como pessoas alegres e risonhas, mas, no fundo, a realidade pode ser bem diferente.

Se repararmos nos olhos de cada irmão que cruza nosso caminho, podemos descobrir muito sobre eles. Os olhos são as janelas; quando nos aproximamos delas, conseguimos enxergar o verdadeiro cenário que existe lá dentro.

Não devemos confundir o ator ou a atriz social com a verdadeira pessoa. Muitos estão apenas interpretando um personagem no teatro social da vida, para serem aceitos no meio em que convivem. A verdadeira pessoa vai muito além desse papel.

Muitos de nós estão sorrindo por fora, mas destruídos por dentro. O inverso disso também pode ser verdadeiro: pessoas que, aparentemente, estão destruídas por fora podem estar apenas interpretando uma persona, estudando pessoas e os cenários que se desenrolam à sua frente.

Para ambos os cenários, analise bem os olhos de uma pessoa. Não se trata de um simples olhar, mas de uma análise detalhada ao longo do tempo. Relato aqui uma experiência pessoal: os olhos podem mentir por um certo tempo, mas não conseguem fazê-lo o tempo todo.

Conheci um irmão que sempre se mostrava muito alegre, dava boas e belas gargalhadas, sempre sorridente, sempre ajudou muitas e muitas pessoas. Passei alguns dias com ele e, sem que ele percebesse, analisava seus olhos. Pouco a pouco, fui notando a pessoa triste que ele era. As marcas do passado sempre o visitavam. Foi apenas a convivência com este irmão e a análise profunda de seus olhos que me deram as respostas de quem ele realmente era.

Nossos olhos podem tentar interpretar um personagem no grande teatro social, mas não conseguem fazer isso por muito tempo. Se realmente quiser saber quem é uma pessoa, analise seus olhos: uma hora eles te darão as respostas que tanto procuras.

Abaixo, o vídeo da entrevista do saudoso Adoniran Barbosa.

Artigo: Irmão Barbosa.


+ artigos, acesse: https://toleran.org
Este Artigo faz parte do Livro de Toleran. O Livro do Tolerâncialismo.
Saiba + sobre o Tolerâncialismo:

O que é o Tolerâncialismo? – Toleran o Livro do Tolerâncialismo

O que é o Tolerâncialismo?

O que é o Tolerâncialismo Movimento filosófico que propõe a união de religiosos e irreligiosos, a partir da amizade entre as pessoas, tendo a religião e a irreligião como algo secundário. A investigação nos vales das religiões, filosofia e ciências deve ser a busca de todo tolerancialista. Primeiramente, deve ser celebrada a amizade entre as … Continue lendo O que é o Tolerâncialismo?